ESBOÇO
– CÉLULA DE CRIANÇAS
Chamamos
de edificação, o conteúdo que é ministrado na reunião da
célula.
É uma espécie de esboço da reunião para que o líder não
se
perca, e possa ter uma reunião organizada, pois isto é
imprescindível
para promover o ensino eficiente. O Espírito Santo é
muito sensível,
Ele não age onde reina a bagunça e a
indisciplina.
A
Dinâmica da Edificação é muito importante pois traz o
ensinamento
vivo ao coração da criança, e opera transformações
no seu
comportamento e atitudes. A criatividade é o instrumento
chave para
o dinamismo da edificação.
Apresentamos
a seguir como o líder deve proceder em cada um dos
tópicos da
célula:
1–
RECEPÇÃO / BATE-PAPO:
Receber as crianças com alegria e
descontração com palavras de
“bem vindo”, “que bom que você
veio hoje nessa reunião da célula”,
é muito importante, portanto
o líder deve recepcionar as crianças
dessa forma.
Uma conversa
informal através de perguntas: "Como foi a sua
semana desde a
nossa última reunião da célula?” "Você tem alguma
coisa
importante para contar hoje?" Essas perguntas devem fazer
parte
do bate-papo inicial. Não menospreze esse momento, pois é através
dele, que você vai
perceber as necessidades de cada uma de suas
crianças.
2
– LOUVOR / ADORAÇÃO: Antes da lição o líder fará um
período de louvor e adoração com as
crianças. A escolha das
músicas tem que ser cuidadosa. O líder deve
separar as músicas que
as crianças conheçam. É bom que se ensine
uma música nova por
reunião. Use as músicas novas, se possível na
hora da atividade,
de uma brincadeira ou de comunhão, já no final da
reunião para que
as crianças vão assimilando e acostumado com a
nova música.
Escolha, de preferência, músicas curtas, de fácil
memorização.
Antes de cantar explique as palavras da música, que
as crianças não
conhecem.
Incentive
as crianças a celebrar ao Senhor através do seu corpo com danças e
coreografias. Conduza as crianças a adorar, não permita que
elas
fiquem sentadas nesse momento como um espectador. Explique
a elas o
que o Senhor espera de cada uma, diga a elas que podem se
ajoelhar,
chorar na presença de Deus, enfim apreciar quem é Deus, o
que Ele
fez.
3
– OFERTA: Ministre sobre a importância de ofertar, explique
que as ofertas são,
dentre outros gastos que a igreja tem, é também
para abrir igrejas,
para enviar missionários, obreiros e pastores
para outras cidades,
para evangelizar pessoas que não conhecem a
Jesus.
sabendo sobre os princípios corretos de dizimar e ofertar.
Desenvolva um espírito de gratidão através da oferta, dando a
criança
essa oportunidade, ensinando-as a cultuar a Deus também com
o
nosso dinheiro.
Fale
também sobre o dízimo, é muito importante que a criança
cresça
Sempre termine este período com música de adoração, que
acalma
a alma e prepara o espírito para receber a Palavra de Deus. O
líder não deve retirar esse momento da célula, pois estará
impedindo
as crianças de serem abençoadas.
4
– PEDIDOS DE ORAÇÃO:
Separe um tempo na célula para orar pelas crianças, pelas
necessidades
dos seus familiares, como também pelos pedidos da
igreja. Em cada
reunião ore de formas diferentes: oração repetida,
o líder fala e as
crianças repetem; oração “pipoca”, cada
criança fala uma frase;
complete a oração: você começa a frase e
cada criança completa,
exemplo: “Eu louvo ao Senhor porque....”,
ou “Eu peço que o Senhor....”
oração em concordância com a
Palavra de Deus (orando a Palavra,
escolha um texto curto e vai lendo
e as crianças vão repetindo); oração
em dupla, etc.
Há
crianças que não vão querer orar, outras vão fazer
uma oração
muito simples e curta, não se preocupe, tenha paciência,
pois a
cada reunião, elas vão aprendendo a orar.
Não negligencie esse
momento, conduza as crianças a confiar que
Deus pode operar
milagres. Crie o hábito de anotar os pedidos e depois
a resposta da
oração. Dessa forma você vai levá-las a crer e a ter fé
em
Deus.
5
– REVISÃO DA LIÇÃO ANTERIOR: Antes de começar a lição
revise com as crianças a lição da semana
passada. É bom para
recordarem como para as que não vieram na
última reunião. No nosso
caso, como ministramos as histórias na
sequência em que elas se
encontram na Bíblia, uma ligada na outra,
a criança passa a ter uma
compreensão melhor dos acontecimentos
bíblicos.
Porque
se numa reunião o líder ministra sobre Elias, na
próxima sobre
Jacó, em outra sobre a Criação, a criança ficará totalmente
confusa, vendo a Bíblia de forma fragmentada no tempo
e no espaço,
e não como uma história só que tem com começo, meio
e
fim.Verifique se a última lição ensinada foi assimilada, através
de perguntas.
6
– OBJETIVO: A
ministração da Palavra de Deus ao coração das crianças não
deve
ter o foco no aspecto cognitivo, ou seja, apenas na aquisição
de
conhecimento. Não é levar à criança a conhecer apenas o
que a Bíblia
diz através de histórias. O objetivo é uma intenção
clara de transmitir
princípios e valores a serem assimilados,
interiorizados e praticados
no dia a dia de cada criança.
Visa
provocar uma total mudança comportamental na fala, no
pensamento e
na ação da criança. Ensinar para transformar vidas.
Há um foco
para cada lição, portanto o líder não deve desviar dele,
ensinando sobre outras coisas.
7–
QUEBRA-GELO: O Quebra-Gelo é uma pergunta que o líder faz na
célula, e cada
criança vai dar a sua resposta.
Este momento, como o
nome já diz, ajuda a deixar as crianças bem
à vontade, tira a
vergonha, elas se descontraem.
Evite
fazer perguntas
cujas respostas seja sim ou não. E perguntas
negativas não devem
ser feitas, porque vai deixar a reunião triste
e pesada. O quebra-gelo
também serve para integrar as crianças,
tornando a reunião mais descontraída. E ele ajuda a atrair a
atenção dos pequenos, tirando a
distração, (tão comum entre
eles).
8–
VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Fale o versículo antes da
mensagem, durante a mensagem e depois
da mensagem. Explique as
palavras que as crianças não conhecem.
Faça perguntas: “Quem
falou?” “Pra quem falou?” “O que falou?”e etc.
Use a
criatividade para ajudar na memorização, com brincadeira,
música,
mímica e etc. Ao trabalhar o versículo, mencione o princípio
da
história, ou seja, qual é a lição prática que as crianças devem
tirar
desta história.
As
crianças devem compreender o versículo, e não
simplesmente
decorá-lo. Mais importante que falar o versículo todo,
palavra por
palavra, é falar com suas próprias palavras explicando
o que está
escrito.
9
– REFERÊNCIA BÍBLICA:
O texto de onde foi retirada a
lição precisa ser mencionado: o livro, o
capítulo e o versículo,
para que a criança compreenda que o texto foi
extraído da bíblia.
10
– MENSAGEM: O tempo da mensagem é de 15 minutos no máximo.
Se passar muito
do tempo, as crianças se dispersarão. Esta parte é
o coração da
Edificação, é o alimento para o espírito da
criança, é o seu maná.
Este tempo é muito precioso, porque,
talvez muitas delas recebam
alimento espiritual somente na célula,
por isso o líder não pode perder
esta oportunidade única. A
mensagem nunca deve ser lida na célula. Faça um esboço, e ensaie
a
mensagem durante a semana. Deixe apenas um pequeno papel com o
lembrete dos tópicos das partes
principais da história.
Sugerimos
que na última semana, faça a revisão
das três edificações dadas
no mês. Nesta reunião o líder pode preparar
algumas crianças para
que participem dando a revisão das lições, isto
serve como um
treinamento, para se desenvolverem, perdendo a
timidez, aprendendo a
falar em público. Sem contar que estamos
preparando os nossos
futuros líderes!
11–
APLICAÇÃO:
A criança ao ouvir a história pergunta para
si, ainda que seja
inconscientemente: “O que está lição tem a
ver com a minha vida?”
ou “Como isto vai me ajudar com meus
problemas?” A aplicação é a
ponte que liga a história bíblica
à vida da criança. É a contextualização
processada na mente
dela.
A
criança descobre que, por exemplo, assim como Deus ajudou Davi
a
vencer o Golias, Ele também vai ajudá-la a vencer os seus
problemas,
talvez o pai desempregado, o irmão drogado... E para isto
acontecer,
ela tem que ser como Davi, que não teve medo do gigante,
mas confiou
no Senhor! Portanto, faça uma aplicação do princípio
na vida das crianças com
exemplos práticos do seu cotidiano, para
que elas se identifiquem com
o que está sendo ministrado.
12–
ATIVIDADE: Atividade serve para fixar o ensinamento recebido.
As atividades
podem ser: pintura, desenho, teatro, jogos ou
brincadeiras, etc.
O líder pode reforçar o princípio ensinado e a
aplicação de uma forma
bem alegre e divertida, através da
atividade.
13–
COMUNHÃO / ENCERRAMENTO:
Parte
final da reunião da célula. O líder pode encerrar com um lanche
e
suco, ou entregar um saquinho de doces para as crianças. As
crianças
que têm condições podem participar de uma escala pra
trazer o lanche.
Geralmente nesse momento as crianças se
descontraem, o líder pode
aproveitar para conhece-las melhor. Preste
atenção em como a criança
se comporta. Interaja com elas
Despeça-as sempre com um abraço carinhoso, faça-as
sentirem
especiais e amadas!
Amei,pois sou uma líder de célula de crianças. E me ajudou muito.
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