segunda-feira, agosto 07, 2023

Estudos para Célula de Crianças - Jesus Ressuscita Lázaro

 Um homem chamado Lázaro estava doente. Ele morava em Betânia, tinha duas
irmãs: Marta e Maria. As duas irmãs mandaram dizer a Jesus: “Senhor, o seu querido amigo Lázaro está doente...


Título: “Jesus Ressuscita Lázaro”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).

2- Louvor / Adoração

3- Oferta: Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, e que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.

4- Pedidos de Oração: Líder, pergunte para as suas crianças se elas tem pedidos de oração e escreva-os no caderninho.

5-Revisão da lição anterior: Faça perguntas da última lição dada.(Apostila volume 2)

6- Objetivo: Ensinar às crianças que, independente da situação, elas devem sempre confiar em Jesus!

7-Quebra-Gelo:Você tem irmãos? Quantos? Como é o seu relacionamento com eles?

8-Versículo para Memorizar:“As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.”Lucas 18:27

9- Referência Bíblica: João 11:1-45

10-Mensagem: Um homem chamado Lázaro estava doente. Ele morava em Betânia, tinha duas irmãs: Marta e Maria. As duas irmãs mandaram dizer a Jesus: “Senhor, o seu querido amigo Lázaro está doente!” Quando Jesus recebeu a notícia, ainda ficou dois dias, onde estava. Então disse aos seus discípulos: “O nosso amigo Lázaro está dormindo, mas eu vou lá acordá-lo. Senhor, se ele está dormindo, isso quer dizer que vai ficar bom!” Disseram eles. Mas o que Jesus queria dizer era que Lázaro estava morto. Porém eles pensavam que ele estivesse falando do sono natural. 

Então Jesus disse claramente: “Lázaro morreu, mas eu estou alegre por não ter estado lá com ele, pois assim vocês vão crer. Vamos até a casa dele.” Quando Jesus chegou, já fazia quatro dias que Lázaro havia sido sepultado. Betânia ficava a menos de três quilômetros de Jerusalém, e muitas pessoas tinham vindo visitar Marta e Maria para as consolarem por causa da morte do irmão. 

Quando Marta soube que Jesus estava chegando, foi encontrar-se com ele. Então Marta disse a Jesus: “Se o senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido! Mas eu sei que, mesmo assim, Deus lhe dará tudo o que o Senhor pedir a Ele.” Jesus viu Maria chorando e viu as pessoas que estavam com ela chorando também. Então ficou muito comovido e aflito e perguntou: “Onde foi que vocês o sepultaram?”—Venha ver, senhor!” responderam. E Jesus chorou. 

Ele foi até o túmulo, que era uma gruta com uma pedra colocada na entrada, e ordenou: “Tirem a pedra!” Marta, a irmã do morto, disse: “Senhor, ele está cheirando mal, pois já faz quatro dias que foi sepultado!” Jesus respondeu: “Eu não lhe disse que, se você crer, você verá a glória de Deus?” Então tiraram a pedra. Jesus olhou para o céu e disse: “Pai, eu te agradeço porque me ouviste, eu sei que sempre me ouves; mas eu estou dizendo isso por causa de toda esta gente que está aqui, para que eles creiam que tu me enviaste.” 

Depois de dizer isso, gritou: Lázaro, venha para fora! E o morto saiu. Os seus pés e as suas mãos estavam enfaixados com tiras de pano, e o seu rosto estava enrolado com um pano. Então Jesus disse: “Desenrolem as faixas e deixem que ele vá.” Muitas pessoas que tinham ido visitar Maria viram o que Jesus tinha feito e creram nEle.

11- Aplicação: Maria e Marta disseram que se Jesus estivesse lá, seu irmão não teria morrido. Você acha que elas ficaram surpresas e espantadas quando Jesus fez Lázaro viver de novo? Parece que elas nem tinham pensado em tal coisa acontecer. Mas Jesus é maravilhoso! E Ele pode fazer milagres em sua vida também, como fez a Lázaro. Ele tem grandes planos para a sua vida, mais do que você possa imaginar. Deixe que Ele te guie, e você verá e viverá milagres em sua vida. Jesus, o Seu melhor amigo, Ele  vai te surpreender!

12- Atividade: Sugestões: 
1º) Faça um teatrinho da história com as crianças. Leve lençóis ou toalhas para as crianças se vestirem como antigamente, escolha duas meninas para representarem as irmãs de Lázaro e um menino para ser  Lázaro. Seria bem divertido embrulhar o “Lázaro” com papel higiênico, como ele estava na época.

2º)  Peça para as crianças desenharem, numa folha, o rosto de uma mulher feliz e um rosto  de uma mulher triste, e explicar o porquê  as irmãs de Lázaro tiveram essas duas reações. Diga frases de acordo com a história, frases que possam ser verdadeiras ou falsas. Se forem verdadeiras, as crianças devem colocar o rosto feliz na frente do seu e se elas acharem que a frase é falsa, elas  devem colocar o rosto triste.



Nenhum comentário:

Postar um comentário