segunda-feira, dezembro 18, 2023

Estudos para Célula de Crianças - O Espinho na Carne de Paulo




Um dia, o apóstolo Paulo contou a história de um amigo (este amigo na verdade era Paulo mesmo) que foi até o Paraíso.  Ele não sabia se foi no corpo ou no Espírito, mas sabia que...

Título: “O Espinho na carne de Paulo”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).

2- Louvor / Adoração

3- Oferta: Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.

4- Pedidos de Oração: Orar para que novas células de crianças sejam abertas neste ano, orar pelos milagres na célula, como cura, libertação de vícios dos pais, etc.

5- Revisão da lição anterior: Faça perguntas da última lição dada.

6- Objetivo: Levar a criança a entender que tudo o que temos e somos vem de Deus, não somos nada sem Ele.

7- Quebra-Gelo: O que você faz de melhor, que todo mundo elogia? Ex. sabe fazer um bolo, jogar bola, etc.

8- Versículo para Memorizar: “Porque quando estou fraco, então, eu sou forte.” 2 Coríntios 12:10

9- Referência Bíblica: 2 Coríntios 12:1-10

10- Mensagem:  O apóstolo Paulo era um homem muito especial para Deus e por isso Deus deu a ele muitas revelações sobre como é o céu e outras coisas maravilhosas que ninguém mais sabia. Um dia, o  apóstolo Paulo contou a história de um amigo (este amigo na verdade era Paulo mesmo) que foi até o Paraíso.  Ele não sabia se foi no corpo ou no Espírito, mas sabia que Deus tinha dado uma grande visão para o seu amigo, que lhe contou tudo o que ele tinha visto lá no Paraíso, falou que seu amigo era muito bom. 

Então Deus que amava muito Paulo, não queria que ele ficasse soberbo se sentindo melhor que os outros por causa das maravilhas que ele tinha ouvido e visto, colocou um sofrimento na vida de Paulo que ele chamou este sofrimento de um espinho na carne. A Bíblia não explica o que seria esse espinho, talvez fosse uma doença. 

E ele orou três vezes para Deus tirar o espinho na carne dele, mas Deus disse a Paulo: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco.” Então Paulo disse que estava feliz porque agora todos sabiam que a sua força e sabedoria vinham de Deus e que ele nada podia fazer sem o Senhor Jesus Cristo. 

11- Aplicação: Muitas vezes, nos gloriamos porque achamos que somos melhores que os outros, mas devemos entender que a nossa força, sabedoria ou qualquer tipo de habilidade que temos, como saber pintar bem, desenhar, cantar, fazer redação, etc., nos foi entregue por Deus. E devemos usar essas habilidades para a honra e gloria do Seu nome e nunca para a nossa própria glória. Quando nos sentimos fortes fazemos as coisas sem dependência de Deus, mas quando entendemos que sem Deus somos fracos a dependência é total.

12- Atividade: Separe as crianças em duplas e com um cordão amarre uma das mãos de cada criança na outra e na hora do lanche cada criança deve servir o seu coleguinha de dupla, mostrando que quando temos uma dificuldade dependemos mais uns dos outros e assim deve ser com Deus.

13- Comunhão / Encerramento


Paulo e o Espinho na Carne - Gravuras











Nenhum comentário:

Postar um comentário