quarta-feira, julho 20, 2022

Brincar com as crianças antes do culto? Por que não ?




Eu acredito que as crianças devem brincar quando 
estão na igreja.  Por quê? 
Aqui estão 10 razões.

Sabe aquele momento, quando as crianças estão chegando na igreja, o período da recepção, aproveite este tempo, enquanto não inicia a aula / célula / culto infantil, para brincar com os seus pequenos! 
Nessas 10 razões, saiba porquê o jogo é importante para as crianças:

1. O jogo dá às crianças a oportunidade de se conectarem umas com as outras.

2. O jogo dá às crianças a oportunidade de se conectar com os líderes. É importante que as crianças tenham algum "tempo de espera" com os líderes para que possam interagir e construir relacionamentos. Quando um líder passa o tempo com uma criança na igreja, conversando, brincando, isso abre o coração da criança para ouvir o que o líder tem a dizer mais tarde.

3. Brincar é uma das principais formas pelas quais as crianças aprendem. Quando se trata de aprender, o tempo jogando pode ser mais importante do que o tempo sentado em uma sala de aula. Países que oferecem mais tempo de recesso tendem a ter maior desempenho acadêmico. Brincar de verdade é o laboratório de aprendizado de uma criança.

“Brincar é o começo do conhecimento.” George Dorsey

"Brincar é a maneira de aprender do nosso cérebro."
Diane Ackerman

“As crianças aprendem enquanto brincam. Mais importante ainda, nas brincadeiras, as crianças aprendem a aprender.”
O. Fred Donaldson

4. O jogo pode ser usado para ilustrar a verdade bíblica. Traga o jogo para sua aula para ilustrar o que você está ensinando. Usar a brincadeira guiada é uma das maneiras mais eficazes de ensinar a Palavra de Deus às crianças.

“Quem quiser entender muito, deve jogar muito.” Gottfried Benn

5. Brincar torna a igreja uma experiência divertida para as crianças. Quer que as crianças arrastem os pais para a sua igreja? Quando as crianças sabem que terão a oportunidade de brincar na igreja, elas estão ansiosas para vir (mesmo quando é uma brincadeira com um propósito).

“O oposto do jogo não é trabalho. É depressão.
Brian Sutton-Smith

6. O jogo permite que as crianças façam o que estão programadas para fazer ... mover, mover, mover!

7. Brincar permite que as crianças usem sua criatividade e imaginação. Quando você permite que as crianças brinquem, você tem um lugar na primeira fila de alguns dos mais imaginativos teatros já produzidos.

“A necessidade pode ser a mãe da invenção, mas o jogo é certamente o pai.” Roger Von Oech

“Quase toda criatividade envolve brincadeiras propositais”.
Abraham Maslow

8. O jogo permite que as crianças se envolvam em seu nível de idade. Em vez de colocar as crianças em um ambiente adulto, coloque-as em um ambiente voltado para o nível de idade ... que inclui brincar.

9. O brincar pode ser usado para praticar a verdade. Através do jogo, você pode dar às crianças oportunidades de viver o que você acabou de ensinar. Um exemplo seria uma lição sobre honestidade. Você pode fazer com que as crianças pratiquem isso jogando como se estivessem em uma situação em que estão sendo tentadas a ser desonestas.

“O brincar dá às crianças a chance de praticar o que estão aprendendo.”
Sr. Rogers

10. O brincar constrói a auto-estima das crianças. O brincar contribui para o bem-estar emocional de uma criança. Dá confiança às crianças e ajuda-as a aprender como fazer amigos. Estudos mostram que as crianças que brincam têm níveis mais altos de sucesso social quando adultos, ajudando-as a aprender a cooperar, a ser flexíveis e a resolver conflitos.


O chão é seu. Você usa o jogo como parte da estratégia do ministério infantil? Você incorpora o jogo em seu currículo? 

Compartilhe suas ideias e pensamentos conosco na seção de comentários abaixo. :)


Fonte: http://www.relevantchildrensministry.com

Um comentário:

  1. Sim, já incluímos jogos antes, durante e depois do ensino. Foi a melhor escolha jogos lúdicos com as crianças de 4 a 6 anos antes do ensino, pois o aprendizado da Bíblia está fluindo melhor e com mais atenção. Amo os jogos, fazemos desafios, jogos de tabuleiro bíblico, etc

    ResponderExcluir