O rei Belsazar, filho de Nabucodonozor, deu uma grande festa, e usou os copos sagrados de ouro e de prata que seu pai havia tirado do templo de Jerusalém, onde os israelitas adoravam a Deus. Todos começaram a beber vinho neles, e a louvar os deuses de ouro, de...
Título:Daniel e a Escrita na Parede
1-Recepção/Bate-papo(Receba as crianças, cumprimente-as e
converse um pouco com elas sobre a sua semana.
2- Louvor /
Adoração
3- Oferta: Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a
nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
4-Pedidos de
Oração: Líder, ore por todas as
crianças da célula e seus pedidos específicos.
5-Revisão da lição anterior: Faça pergunta da
lição anterior .
6- Objetivo:Ensinar às crianças a temer a Deus e a respeitá-lo.
7-Quebra-Gelo: De que
formas podemos adorar a Deus?
8- Versículo
para Memorizar: “Não se enganem: ninguém
zomba de Deus.O que uma pessoa plantar, é isso que colherá.” Gálatas 6:7
9- Referência
Bíblica:Daniel 5
10- Mensagem: O rei Belsazar, filho de
Nabucodonozor, deu uma grande festa, e usou os copos sagrados de ouro e de
prata que seu pai havia tirado do templo de Jerusalém, onde os israelitas
adoravam a Deus. Todos começaram a beber vinho neles, e a louvar os deuses de
ouro, de prata, de bronze, de madeira e de pedra. De repente, apareceu a mão de
um homem e ela começou a escrever na parede. Ao ver a mão, o rei ficou pálido
de medo e começou a tremer, da cabeça aos pés. Ele ordenou que chamassem os
adivinhos, os sábios e os astrólogos e disse: “Aquele que ler o que está
escrito na parede e me explicar o que quer dizer, será a terceira autoridade
mais importante no meu reino.” Mas, nenhum deles pôde ler o que estava escrito
na parede.
Então a rainha
mãe disse: há um homem que serviu o seu pai, quando ele era rei, ele pode
interpretar sonhos, e resolver assuntos difíceis. Seu nome é Daniel, chame-o e
ele explicará o que está escritório na parede. Pediram para chamar a Daniel, e
ele se apresentou ao rei e disse o que estava escrito lá: “Oh rei! Você
desafiou o Deus vivo, o rei do céus, e usou os copos consagrados que eram
usados no templo de Deus, e o rei louvou outros deuses diante de todos. Esses
deuses não falam e não ouvem nada e o rei deu a glória que era de Deus para
deuses estranhos. Por isso ele escreveu isso na parede dizendo, MENE, MENE
TEQUEL e PARSIM.
“Mas então o que significa isso?” - disse o rei. “MENE quer
dizer que Deus contou o número de dias do seu reinado, e resolveu terminá-lo.
TEQUEL quer dizer que o senhor rei foi pesado na balança e pesou muito pouco.
PARSIM quer dizer que o seu reino está dividido, e entregue a outro reino.” Aí
o rei Belsazar teve que cumprir o que prometeu, mandou que vestissem Daniel com
roupas de púrpura, pusessem uma corrente de ouro no seu pescoço e anunciassem
que dali em diante ele seria a terceira pessoa com autoridade no reino. Na
mesma noite, o rei Belsazar morreu, e o rei Dario assumiu no seu lugar.
11-Aplicação:Se alguém despreza a Deus,
não ama ao Senhor, ela está “plantando” uma semente de desprezo. E vai colher
desprezo, ou seja, vai ser desprezada por Deus também. Com Deus não se brinca.
Deus é a nossa autoridade maior, o nosso criador, o nosso dono, e por isso
devemos respeitá-lo. Por ex: cantar música pra Deus e depois cantar música que fala de violência, com palavrão, é errado. Como falar do amor dEle e depois xingar os outros, é errado. Ficar conversando, quando a Palavra de Deus esta sendo ensinada, é errado.
Pedir para as crianças darem outros exemplos.
12-Atividade:Versículo- Espelho. Escreva um versículo numa
faixa larga, para que seja bem legível para as crianças lerem, escreva de trás
pra frente: 1:821 somlaS - “rohneS oa emet euq eleuqa zileF (“Feliz aquele que
teme ao Senhor”) - o grupo que ler corretamente o versículo ganha. Variações:
1- pode fazer com vários versículos; 2- Fazer com palavras, escolhe uma
palavra, “Respeito” cada letra tem um número ou símbolo, e a criança tem que
formar a palavra na sequência dos números ou símbolos que você der, pode usar várias palavras, referente ao texto.
13-Comunhão / Encerramento
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