segunda-feira, janeiro 08, 2024

Estudos para Célula de Crianças- A Igreja de Antioquia

Os seguidores de Jesus foram espalhados pela perseguição que havia começado com a morte de Estevão. Alguns foram até a região da Fenícia, a ilha de Chipre e a cidade de Antioquia e anunciavam a palavra de Deus somente aos judeus. Mas outros, que eram de Chipre e da cidade de Cirene, foram até Antioquia e falaram também aos não-judeus, anunciando a eles a boa notícia a... 


Título: “A Igreja de Antioquia”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).

2- Louvor / Adoração

3- Oferta: Líder, ensina as crianças a ofertarem com alegria.

4- Pedidos de Oração: Peça às crianças que orem para que novos lideres de crianças sejam levantados e novas células sejam abertas.

5- Revisão da lição anterior: Faça perguntas da última lição dada.

6- Objetivo: Levar as crianças a entenderem que não devem se parecer com as pessoas do mundo, como cantores, personagens das novelas, etc., mas que devem seguir o exemplo de Cristo.

7- Quebra-Gelo: Com quem você acha que é mais parecido, com seu pai ou com a sua mãe e por quê?

8- Versículo para Memorizar: “Paulo disse: Sigam o meu exemplo como eu sigo o exemplo de Cristo.” 1 Coríntios 11:1

9- Referência Bíblica: Atos 11:19-30

10- Mensagem: Os seguidores de Jesus foram espalhados pela perseguição que havia começado com a morte de Estevão. Alguns foram até a região da Fenícia, a ilha de Chipre e a cidade de Antioquia e anunciavam a palavra de Deus somente aos judeus. Mas outros, que eram de Chipre e da cidade de Cirene, foram até Antioquia e falaram também aos não-judeus, anunciando a eles a boa notícia a respeito do Senhor Jesus. 

O poder do Senhor estava com eles, e muitas pessoas creram e se converteram ao Senhor. Essas notícias chegaram à igreja de Jerusalém, que resolveu mandar Barnabé para Antioquia. Quando chegou lá e viu como Deus tinha abençoado aquela gente, Barnabé ficou muito alegre. E animou todos a continuarem fiéis ao Senhor, de todo o coração. Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muitos se converteram ao Senhor. Depois Barnabé foi até a cidade de Tarso a fim de buscar Saulo. Quando o encontrou, ele o levou para Antioquia. Eles se reuniram durante um ano com as pessoas daquela igreja e ensinando-as. 

Foi em Antioquia que, pela primeira vez, os seguidores de Jesus foram chamados de cristãos. Naquele tempo alguns profetas foram de Jerusalém para Antioquia. Um deles, chamado Ágabo, levantou-se e, pelo poder do Espírito Santo, anunciou: — Haverá uma grande falta de alimentos no mundo inteiro. Isso aconteceu quando Cláudio era o Imperador romano. Então os cristãos resolveram mandar ajuda aos irmãos que moravam na região da Judéia, e cada um deu de acordo com o que tinha. E mandaram o dinheiro por meio de Barnabé e Saulo, para que eles o entregassem aos presbíteros da igreja.

11- Aplicação: Graças a alguns missionários que resolveram pregar a palavra de Jesus aos não judeus de Antioquia (explique para as crianças que naquela época só se pregava a salvação de Jesus aos Judeus) muitas pessoas se converteram e foram chamados pela primeira vez de Cristãos, que significa “parecido com Cristo”. 

O povo da cidade de Antioquia tinha um coração generoso e ajudavam uns aos outros e por isso Deus os abençoou muito e no momento mais difícil da Igreja de Jerusalém, quando havia muita fome eles uniram-se e enviaram dinheiro para ajudar os lideres mais antigos. Como o povo de Antioquia devemos nos parecer com Cristo e não com as pessoas do mundo, como cantores, artistas de novela, etc. Devemos cuidar uns dos outros, assim como Cristo cuida de nós.

12- Atividade: Brinque com as crianças de siga o mestre, faça um círculo e cada um vai fazendo um gesto diferente (como imitar um bicho ou outra coisa) e todos devem imitar o mestre.  Todas as crianças devem fazer um gesto.

13- Comunhão / Encerramento









Nenhum comentário:

Postar um comentário